quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Diferença entre Chefe e Líder


Resultado de imagem para diferença de chefe e lider- imagens gratis

    Quando falamos sobre o mundo corporativo, é comum ouvir dizer que existem diferenças entre chefe e líder e como isso influencia no total  desempenho das equipes, não é?
       Vamos falar um pouco o que você precisa saber para ser um verdadeiro líder inspirador e obter os melhores resultados para o seu negócio.
        Não é difícil ser chefe, basta dar ordens e cobrar resultados e enquanto a liderança é uma tarefa mais complexa, que envolve a motivação total da equipe subordinada, mas será que é isso tudo?  


Chefe X Líder

          São atribuídas aos chefes algumas características rígidas e centralizadoras, como delegar funções arbitrariamente, cobrar resultados, verificar as falhas dos subordinados, dar ordens e controlar, com firmeza, as atividades e comportamentos dos funcionários.
             Já um líder é visto como uma figura democrática, que participa da organização das tarefas juntamente com a equipe, motivando os funcionários de sua equipe e é focado na solução dos problemas em vez de procurar um culpado para punir.

Chefe e Líder: em que momento exercer cada papel?

         Quando ouvimos falar das principais diferenças entre chefe e líder ouvimos coisas assim:
  • O chefe cobra resultados, o líder motiva a equipe;
  • O chefe diz: você faz e o líder : nós fazemos;
  • O chefe delega de forma arbitrária e ríspida, o líder é democrático. 

     Características que são associadas com maus líderes e fazem o empreendedor ligar a palavra chefe com uma visão daquilo que é ultrapassado em relação à liderança.
        Nem todo chefe é um líder. Primeiro tem que saber respeitar para depois solicitar de com educação e de forma que a equipe saiba o que está ocorrendo no seu setor como um todo e assim todos se empenharem em suas funções com prazer e dedicação.

          No entanto, quem ocupa um cargo de comando sabe que, em determinados momentos, o exercício da liderança exige alguns comportamentos ligados à chefia.
         A questão é: como equilibrar?
        A resposta mais óbvia é também a que mais se adéqua ao problema: é preciso sentir o que a sua equipe está  precisando naquele momento.
     Quem se dispõe a liderar uma equipe precisa ficar atento às necessidades dos seus comandados.
         Toda equipe precisa de motivação, isso é óbvio, mas em alguns momentos a cobrança se faz necessária.
       O mesmo acontece com a delegação de tarefas: as urgências, muitas vezes não podem ser debatidas.
        Cabe ao gestor decidir quem será o melhor profissional para executá-las.
    A firmeza e a liderança participativa podem andar de mãos dadas, desde que haja equilíbrio. 
Resultado de imagem para frases motivacionais ayrton senna

Eleições Municipais 2016

Quais as funções de prefeito e vereadores?http://www.educacao.cc/wp-content/uploads/2011/11/funcoes-do-prefeito.jpg


              O primeiro turno das Eleições 2016 será no dia 2 de outubro, e o segundo turno no dia 30 de outubro.
             Nas Eleições 2016 os eleitores vão escolher através do voto e dentro de seus próprios municípios, um prefeito e um vice-prefeito, assim como os vereadores que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.
             O segundo turno é realizado apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos consiga a maioria absoluta, ou seja 50% dos votos válidos mais um.
             Os dois candidatos mais votados no primeiro turno disputam o segundo turno entre si.
             Será que a população em geral está ciente das funções dos seus candidatos a prefeito e vereador, ou pensam ainda em troca de favores como era no século passado, por cestas básicas, dentaduras, vagas em escolas municipais e outras mordomias que nem compensa argumentar.
         Tanto o prefeito como o vereador de uma cidade, ao serem eleitos por meio do voto direto, passam a partir dai a fazerem parte do poder político, em que o prefeito está no poder Executivo e o vereador no poder Legislativo, onde ambos tem como principal dever propiciar o bem estar da sociedade pela qual foram eleitos. 
          O prefeito e os vereadores trabalham de forma conciliada, onde nada é definitivamente aprovada ou realizada se não tiver a liberação do prefeito e dos vereadores.
É direito de todo cidadão cobrar por seus direitos, e saber a funções que o prefeito e os vereadores estão obrigados a cumprir, poderão então exigir o que é certo.

Funções do Prefeito:
        O prefeito, sendo o agente político superior dentro de uma cidade, deve agir como comunicador e defensor da cidade perante a Câmara Municipal e outros órgãos do governo, com o intuito de zelar pelos interesses da população e seu bem-estar, com honestidade e comprometimento.
       O seu mandato tem duração de quatros anos, tempo cedido para a administração da cidade e exercer funções politicas, executivas e administrativas, as principais funções executivas e administrativas do prefeito estão as de planejar, comandar, coordenar, controlar e manter contatos externos. No Brasil a duração do mandato pode ser prorrogado com uma nova candidatura com chamamos de reeleição conforme determina a justiça eleitoral.
 Dentre as funções de um prefeito inclui:
  • negociar convênios e obter por outras formas benefícios ou auxílios para a sua cidade,
  • apresentar projetos de leis à Câmara, sancionar, promulgar, fazer publicar e vetar as leis,
  • convocar extraordinariamente a Câmara, quando necessário.
  • representar o município em todas as circunstâncias.
  • Deve se relacionar com organizações comunitárias, lideranças locais, buscando o seu apoio, quando necessário, consultando-as e ouvindo-as para conhecer suas aspirações e suas necessidades de modo a integrá-las ao processo decisório municipal e governar com a comunidade. 
Funções dos Vereadores Municipais:
       No caso do vereador, é membro da Câmara  Municipal e seu cargo está no poder Legislativo, tendo seu mandato duração de quatros anos assim como o prefeito. 
      As principais atribuições dos vereadores é representar a população, criando leis que beneficiem os munícipes e fiscalize os gastos públicos do poder executivo, no caso, o Prefeito, também tem como obrigação estar mais próximo entre os moderadores e o prefeito, colher necessidades da cidade e levar ao prefeito para ver se será aprovada ou não.            Outras funções dos vereadores:
  • Analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder executivo.
  • Fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito.
  • Votar projetos de lei.
  • Receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações.
  • Promover a ligação entre eleitores da região que representa e o governo.
  • Elaborar e redigir projetos.
  • Criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa.
  • Fiscalizar a ação do prefeito, garantindo que os recursos sejam aplicados de acordo com o que estabelece a lei;
  • Apresentar e aprovar leis que melhorem a cidade e a qualidade de vida de seus moradores;
  • Atender às reivindicações de cada comunidade que os elegeu como seus representantes.
           Nessas eleições vamos fazer uma análise e um balanço criterioso da política no nosso país e com consciência, comprometimento  fazer valer sua ida as urnas mostrando que a população tem poder de  decisão até o último momento. E os que assumirem os poderes Executivo e Legislativo sejam fiscalizados e cobrados por todos de acordo com os programas que ilustraram nas propagandas de radio, televisão, nos carros de som que passaram pela cidade e nos panfletos de propaganda que recebemos em nossas casas e nos lugares públicos ao qual frequentamos.
         Vamos mudar enquanto é tempo, políticos profissionais tem que dar espaço para os que estão começando e querem melhorar a sua cidade para que possamos ter uma qualidade de vida melhor e sentir orgulho de sua cidade.