Depois de muito tempo sem
escrever, passei para falar um pouquinho sobre:
Sempre que penso em marketing pessoal,
lembro-me de um exemplo, que provavelmente já fez parte da sua vida ou algo que
já presenciou: situações onde duas pessoas que exercem a mesma função dentro de
uma empresa, tendo currículos parecidos e formação similar, onde uma se destaca
mais que a outra, sendo sempre citada como exemplo, enquanto a outra fica escondida.
Provavelmente isso ocorre, por que uma
delas sabe fazer seu marketing pessoal, qualidades que fazem com que alguns
consigam se destacar mais que os outros.
Você deve estar pensando que marketing
pessoal é ficar falando sobre você mesmo, claro que não. Marketing pessoal e
ser notado pela sua competência, habilidades e atitudes, uma ferramenta muito
importante para se chegar ao sucesso pessoal e profissional. Com a valorização
o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura.
Se você fosse criar uma marca nova no
mercado, você gostaria que essa marca fosse somente “mais uma” ou que a sua
marca fosse a mais querida, reconhecida, desejada, lembrada, a mais procurada e
bem remunerada do mercado? ,
Pois isso também acontece com pessoas,
devemos construir uma marca pessoal onde o produto é você!
Muitas vezes uma pessoa com talento e
competência para executar a sua atividade, pode passar uma imagem negativa,
perdendo oportunidades, limitando sua promoção ou perdendo clientes por passar
uma imagem desfavorável.
Uma boa forma de começar a analisar
como está o seu marketing pessoal é analisar sua imagem pessoal, que é formada
principalmente pela sua aparência, seu comportamento, sua forma de comunicação,
daí resultando seu sucesso, entre outros.
O corpo fala, portanto, como está sua
aparência? Como as pessoas o vêm?
A imagem é algo muito importante, pois
é a sua embalagem e ela pode passar muitas informações sobre a sua pessoa.
Uma roupa que chame muita atenção pelo
decote, acessório inadequado (como roupas de times) ou uma excentricidade como
cabelos mirabolantes, pode passar a imagem de um sujeito desleixado,
inconsequente, rebelde, ou implicante.
O cuidado com o visual precisa ser
analisado com muita atenção, a roupa correta para cada momento, a combinação
estética de peças, cores e estilos, assim como cuidados com a higiene e a saúde
física, pois a composição deve ser harmônica e atrativa.
Como é o seu comportamento, se seu
ambiente de trabalho é desorganizado ou sujo, passa a imagem de falta de
controle, desorganização. Excesso de objetos pessoais no ambiente sugere falta
de comprometimento.
Atrasos crônicos com os clientes ou no
cumprimento de compromissos e términos de trabalhos, transmite forte ideia de
descaso ou dificuldades em cumprir tarefas com prazos.
A forma como você se comunica pode
criar antipatia ou empatia, portanto, perceba o quanto é importante cuidar da
voz, principalmente do volume dela, da velocidade da fala, das emoções
colocadas em seu discurso. É fundamental que saibamos articular um bom
discurso, assim como também usar um Português correto e adequado a cada
contexto.
Envio de e-mails não profissionais,
assim como entrar em mídias sociais no horário do expediente, passa a imagem de
falta de comprometimento com o trabalho e tempo ocioso. Confusão ao
comunicar-se transmite ideia de amadorismo ou desconhecimento do assunto
discutido.
Explicações muito longas na hora de
apresentar uma ideia indicam que a proposta não se sustenta sozinha. Seja
objetivo e incisivo, explicando apenas quando for necessário, mas uma aparência
impecável sem conteúdo a oferecer não consegue se sustentar no mercado por
muito tempo.
O aperfeiçoamento constante do
profissional é muito importante para o marketing pessoal: leitura de jornais,
revistas, bons livros, reportagens, cursos de reciclagem e especializações, são
fundamentais para a formação e melhoria da sua própria marca.
A elaboração do marketing pessoal
não é feita da noite para o dia, ela exige esforço diário de adaptação e
mudança de atitude no seu jeito de pensar, comportar e agir com o foco sempre
no objetivo de conquistar e principalmente manter relacionamentos que
contribuam para atingir metas pessoais e profissionais. Esse é o esforço para
se construir uma marca de sucesso.
Dicas para
se trabalhar o marketing pessoal:
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